15 fevereiro 2012

Nhoque de abóbora com molho cremoso de abobrinha

Já postei AQUI uma receita fantástica do nhoque de batatas da minha mãe, que é o maior sucesso pela leveza e também por ficar com uma consistência firme porém que desmancha na boca.

Fiquei com vontade de usar essa receita de base e substituir a batata pela abóbora, para dar uma cor bonita e também deixá-lo mais light e mais nutritivo.

Aproveitando a deixa também resolvi inovar no molho de abobrinha, que a partir de agora será utilizado em muitos outros pratos de massa, pois ficou muito saboroso e bem pouco calórico.

Uma receita que combina saúde, beleza e sabor. Vamos à ela?


Nhoque de abóbora com molho cremoso de abobrinha
(4 pessoas)


Ingredientes
>nhoque
500g de abóbora (do tipo paulista ou japonesa, a Cabotchan ou Cabotiá)
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo - ou um pouco mais se precisar
1/2 xícara de amido de milho
sal
1 ovo
1 colher (sobremesa) de manteiga amolecida
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
>molho
2 abobrinhas italianas pequenas
1/2 cebola branca picada
azeite extra virgem
sal

Preparo
>nhoque
Cozinhe a abóbora em água com sal. Escorra bem e processe até virar um purê. Se estiver usando a abóbora paulista, deixe escorrendo esse purê em uma peneira até drenar bastante da água. Junte os outros ingredientes e misture bem.

Nota importante: a abóbora japonesa é mais seca que a paulista, portanto, vá colocando a farinha de trigo aos poucos. Para saber se o ponto da massa está bom, deixe uma panela fervendo com água e coloque um pouco da massa e deixe cozinhar até o nhoque subir para a superfície. Prove e veja se é necessário colocar mais farinha.

Se a massa estiver no ponto firme porém macio, faça o cozimento do restante colocando, com o auxílio de 2 colheres, pequenas porções para cozinhar (essa massa, por ser mais úmida, não dá para enrolar). Como citei acima, retire-os com uma escumadeira quando esses subirem à superfície e deixe-os escorrendo em um escorredor. Coloque-os em uma travessa refratária. Faça isso até terminar de cozinhar toda a massa.

>molho
Refogue a cebola no azeite, junte a abobrinha (com casca) picada, corrija o sal, coloque um pouquinho de água e deixe cozinhar até amolecer. Bata essa abobrinha no liquidificador ou processador até virar um creme.

Despeje sobre o nhoque cozido, salpique queijo parmesão ralado e leve ao fôrno preaquecido para gratinar. Se gostar, salpique salsa picadinha antes de servir.

Ficou muito saboroso. Experimente e bom apetite!




14 comentários :

  1. Sandra, que receita diferente e deliciosa!
    Esta vai para as favoritas, tenho que experimentar.
    Uma ótima combinação.
    Um beijo e ótima quarta feira

    ResponderExcluir
  2. San querida bom dia! Logo cedo uma refeição assim saborosa, com ingredientes que gosto, nutritiva e acima de tudo saudável,é uma sugestão ótima para meu almoço de hoje. Adorei esse molho da abobrinha, e minha imaginação ja foi longe, pensando nesse molho com outro tipo de massa, ou mesmo nhoque de batata, ou mandiquinha, ou...ou... e como existem variantes né? Porisso que digo: Na cozinha a criatividade é o essencial. Adorei. Bjos. Ótima quarta

    ResponderExcluir
  3. MINHA DOCE E QUERIDA AMIGA,
    ESTA RECEITA ESTÁ SUPER APETITOSA, PURÊ DE BATATA É TUDINHO DE BOM E DE ABÓBORA ENTÃO HUMMMMMM.....QUE DELÍCIA! O PRATO FICOU LINDO SUPER CAPRICHADO COMO SEMPRE VC ARRASA!
    EU AMO ABÓBORAS, TODAS AS RECEITAS QUE CONTÉM ABÓBORAS E ABOBRINHAS SÃO BEM VINDAS. HOJE MESMO VOU FAZER PARA O ALMOÇO PICADINHO DE ABÓBORA, QUIABO E JILÓ TUDO MISTURADO EU AMOOOO, RSRS.

    TENHA UM DIA ABENÇOADO, FIQUE COM DEUS!
    BEIJINHOS NO SEU ♥!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, me encantei com esse prato principalmente o molho de abobrinha! Nunca fiz. Vou tentar fazê-lo na minha próxima receita de nhoque!!!
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  5. Sandrinha este molho de abobrinha parece ser tudo de bom, estou aqui imaginando a delícia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. NUNCA COMI MAS PELO ASPECTO É COISA BOA...TEM UM ASPECTO TENTADOR.
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Sandra, que receita linda! Nunca imaginei nhoque de abóbora, mas como sou muito fã de abóbora eu tenho que experimentar! Sensacional!

    Beijos e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  8. Sandrinha que delicia de receita!
    Bem colorido e leve...bom demais!
    Beijão querida e boa tarde!

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga Sandrinha dos DEUSES, que nhoque fabuloso, e molho então?
    Adoreeeeeiii!!!
    Bjinhos carinhosos. Re

    ResponderExcluir
  10. Sandra
    Meu sonho comer esse nhoque de abobora, ja tentei fazer uma vez e nao ficou bom. Olha como esse prato esta lindo!!
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
  11. Se sobrou um pouquinho ai o que acho dificil - embala pra viagem que vou buscar. rs Delícia.


    Lica

    ResponderExcluir
  12. Hum...que delícia de receita!
    Adorei o seu blog, vou continuar visitando!
    Bj.

    ResponderExcluir
  13. Sandra, adoro nhoque e esse de abóbora deve ser uma delícia, mas pirei mesmo no molho de abobrinha! Meu marido odeia e eu amo, aí tenho que inventar receitas "comíveis" para ele, rs. Estará hoje na minha mesa de jantar! Beijos e obrigada :-)

    ResponderExcluir
  14. Como a Akemi postou seu nhoque, não resisti e vim dar uma olhada...combinação inusitada de abóboras (que é uma paixão minha), além de muito bonito, tem um aspecto delicioso!parabéns!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!