17 agosto 2011

Cheesecake de Amoras

Admiro muito o trabalho dos grandes chefs pela criação de novos pratos, receitas, combinações, admiro o preciosismo, o apego aos detalhes, ao resultado final equilibrado ou até inusitado. Admiro, mas não me identifico.

Minha identificação é com o free style dos cozinheiros. Para mim a personificação do verdadeiro prazer de cozinhar chama-se Nigella Lawson. Vê-la preparando algo por vezes me faz abstrair da própria receita.

Presto mais atenção ao seu gestual, à delicadeza com que manuseia os ingredientes, como descreve os aromas que invadem sua cozinha, o seu "sorriso com os olhos" quando olha para a câmera para comentar sobre o sabor do prato. Quando eu crescer gostaria de ser como ela!(risos)

Claro, esse cheesecake veio dela. Apenas tive que fazer 1 e 1/2 receita para atender às necessidades de uma sobremesa para um jantar familiar.

Não preciso dizer que é uma delícia, além de fácil e rápido de preparar. Bem, e sendo "da Nigella", claro, não tem erro!!

Cheesecake de amoras
(fôrma 30 cm diâmetro)

receita DAQUI

Ingredientes
>massa
200g de biscoito tipo Maizena
120g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
>recheio
450g de cream cheese (usei Philadelphia)
90g de açúcar de confeiteiro (usei 45g de União Light)
375g de creme de leite fresco
1 colher (café) de essência de baunilha
1/2 colher (café) de suco de limão
>cobertura
1 vidro de geleia de frutas de sua preferência - usei de amoras (sem adição de açúcar)


Preparo
>massa
Triture as bolachas no liquidificador ou processador. Junte a manteiga e misture com as mãos, até  ligar a massa. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível. Leve à geladeira até fazer o recheio.
>recheio
Bata, usando a batedeira, o cream cheese, o açúcar, a baunilha e o suco de limão. À parte bata o creme de leite até atingir ponto de picos firmes. Junte à mistura do cream cheese, batendo por mais um pouco. Espalhe por cima da massa e leve à geladeira por no mínimo 4 horas (ou de um dia para o outro). 

Detalhe: se quiser, faça desenhos como picos com a colher (como na foto) para dar um efeito na hora de espalhar a cobertura.

>montagem
Na hora de servir, espalhe a geleia por cima.

Dica: se o tempo estiver muito quente, leve a torta ao freezer por 1/2 hora antes de servir.



25 comentários :

  1. Olá, ficou maravilhoso esse cheesecake...parece uma delícia...ainda não me aventurei no mundo dos chessecake, mas vou experimentar em breve....rs.
    bjs, Ci.

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha, seu cheesecake está divino.... Essa é uma das minhas sobremesas favoritas, então nem preciso dizer o quanto gostei né? Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Sandra, também já fiz essa receita - ou alguma parecida, não lembro! - e é realmente uma delícia! Sem contar que rapidinho está pronto!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandrinha querida,mais uma delicia que sai do seu caldeirão!!!Hummmm
    Amiga,obrigada pelo carinho,eu também sinto muitas saudades!
    As coisas aqui em casa estão bem complicadas,a saúde da mamãe piorou bem,sabado deu um grande susto,mas já está em casa,mas agora direto na cama.
    Querida,só passei pra te desejar uma linda tarde e retribuir o seu carinho.
    Beijos...fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Sandrinha que engraçado, vim ver sua postagem e está publicada 2 vezes!!! Aquele modo que te falei por email, não sai duas vezes pra mim. Que estranho!!! Espero que vc resolva. Que maravilha de cheese cake, ficou lindo, achei super fácil de fazer e realmente deve ter ficado delicioso. Vou levar a receita...bjos amiga. A apresentação está linda

    ResponderExcluir
  6. essa receita é mesmo uma delícia! no dia que eu fiz, estava sem batedeira e resolvi usar o mixer pra bater o creme de leite. enquanto batia, fiquei conversando e... o creme de leite passou do ponto! acabei fazendo manteiga com ele :)
    tive de comprar outro, mas valeu a pena!!

    bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra
    Acho que voltou tudo ao normal, já visualizei o seu cheescake, por sinal delicioso. Uma pergunta... teria outra alternativa ao cream cheese? Daria para fazer com ricota? Já viu alguma coisa assim?
    Beijão
    Fabiola

    ResponderExcluir
  8. SANDRINHA MINHA QUERIDA,
    SÓ POSSO DIZER QUE ESTÁ LINDA DE TIRAR O CHAPÉU, PARABÉNS!
    ESSA EU VOU FAZER O MEU ESPOSO VAI AMAR, ELE SÓ COME DOCES LIGHTS, AQUI EM CASA ME DIVIDO EM DUAS NA COZINHA, RSRS.
    AMEI O SEU TEXTO,É BOM A GENTE LER COISAS AGRADÁVEIS, GOSTEI MUITO.

    UM GRANDE BEIJO,
    ANDRÉA...

    ResponderExcluir
  9. Oi Fabiola, normalizou porque tive que fazer uns truques...esse blogger vive nos deixando na mão, mas agora normalizou

    Quanto a sua pergunta, aqui vai o link de uma que já postei e que é uma delícia, com ricota

    http://massalanovamente.blogspot.com/2011/04/torta-de-sorvete-de-cheesecake-com.html


    Queridas amigas, obrigada pelos comentários e um beijão a todas!

    ResponderExcluir
  10. ADORO CHEESECAKE E ADOREI ESTE ,FICOU MARAVILHOSO.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Eu também gosto muito da Nigella, da forma como ela cozinha e do prazer que ela sente. Não tem coisa melhor do que fazer o que você gosta de verdade e ainda poder agradar as pessoas com sabores e sensações diferentes.
    Não conheço essa receita, mas pela aspecto parece muito bom.
    A única coisa que não gosto muito é da quantidade de açúcar que a Nigella geralmente usa nas receitas, tive esse pequeno probleminha no bolo de chocolate à moda antiga que fiz, mas mesmo assim o bolo era delicioso. Agora sempre diminuo um pouco a quantidade para não ter surpresas. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Achei super fácil e prática!!!
    Tb adoro vê-la, falar dá vontade de comer na hora!!!

    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Sandra, querida, que delícia de cheesecake! Adorei! Receita anotadíssima! beijos

    ResponderExcluir
  14. Sandrinha minha flor! Eu adoro seus textos, suas palavras são tão claras e me passam sempre algo verdadeiro :)
    Eu não tenho muito contato "ainda" com a Nigela, mas depois dessa cheesecake... questão de tempo ;) Não preciso nem dizer que essa feita por suas mãos ficou um deslumbre de gostoso, pena que no momento só posso ver!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Sandra! Cheesecake é uma sobremesa que sempre agrada, não é? O teu ficou maravilhoso(e certamente delicioso!) Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ola Sandrinha, nossa menina quanta coisa boa tem aqui heim!!!!????
    Nem sei po onde começar, mas tenha certeza que muitas das receitas vão para meu LIVRO DE RECEITAS ESPECIAIS.
    Tenho um outro blog (sobre assuntos diversos) onde faço algumas postagem sobre receitinhas, tudo de facil, se voce quiser da um pulinho pra conhecer vou adorar sua visita.
    To levando o seu link pra ta sempre atualizada.
    Um beijo e inté.

    Marcia Gullo
    www.pecadosdagullo.blogspot.com
    www.blogdagullo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amiiiigaaaaaaaaaa, que cheesecake é esse??? Pq não faço parte da sua família??? Ah nem, agora vou ter que sair de casa pra comprar licor de cacau, as lombrigas tão que tão...kkkk
    Ficou uma coisa de looouco!
    Faz pra mim!!!kkk Pls!!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  18. Que maravilha de receita o cheecake ficou lindo e o sabor deve estar incrível de saboroso hummm bjs!

    ResponderExcluir
  19. Essa cheesecake tá demais!!! hummmmmmmmmm e vindo da Nigella não tem erro né? A parte que eu mais adoro do programa dela é quando ela vai assaltar a geladeira a noite rsrsrsrsrsrsrsrs
    As fotos estão muito apetitosas! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelo comentário querida!
    Não publiquei, mas considerei!
    ;)

    ResponderExcluir
  21. Também adoro a Nigella.
    E esse cheesecake é o meu predileto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Onde vc conseguiu amoras? É tão difícil de encontrar. Eu adorei, está perfeito. Beijos, Marta

    ResponderExcluir
  23. Marta, comprei a geleia pronta, mas tenho visto em supermercados aqui em São Paulo. Às vezes nem estão tão caras, mas depende da época.

    beijos e obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir
  24. Sandrinha esqueci de te falar que achei engraçado qdo vi no comentario hj Sun Drix, fiquei ali pensando com meus botões, quem seria essa pessoa tão atenciosa e bacana que logo me deu dicas sobre os muffins kkkkkkkkkk. E era vc .... Obrigada viu? Prás duas rsrsr

    ResponderExcluir
  25. Fantástico! Até estou a salivar :P

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!